sábado, 2 de dezembro de 2017

Câmara de vereadores: Sessão é realizada dessa vez com toda a bancada de situação e oposição

     Nesta sexta 01 de Dezembro realizou-se mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Alcantil. Inicialmente foi apresentado o Projeto de Lei que cria  o Conselho Municipal Anti Drogas, que foi aprovado em 2012, mas sofreu alterações recentemente após um movimento iniciado  pelo  Conselho Tutelar  de Alcantil que obteve apoio dos setores da Segurança Pública como Polícia Civil e Militar, além do Poder Executivo municipal através do Gabinete do Prefeito e secretarias municipais. O projeto foi distribuído para a análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara  Municipal, para ser votado  na próxima sessão.

É necessário lembrar que dessa vez todos os vereadores estavam presentes , o que passamos a entender que tudo voltou a sua normalidade.
      Em seguida o Presidente falou sobre a  LOA (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que chegou atrasada na Câmara e que terá que ser votada antes do recesso. Também foi apresentado um Projeto de Lei que sugere a concessão de bolsas para universitários estagiários no serviço público, de autoria do vereador Willian Henrique. O vereador Willian também apresentou dois requerimentos, um que pede a criação do PCCR (Plano de Cargo Carreira e Remuneração) para os profissionais da saúde e outro que pede uma audiência pública para discutir o problema de abastecimento d'água da cidade, que posteriormente cobrará a conclusão das obras por parte do Governo do Estado.  Ambos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

O vereador Jânio  apresentou três requerimentos: Um que pede o cumprimento de pelo menos metade da carga horária determinada nos contratos dos médicos que não são cumpridas, onde eles chegam à unidade de saúde, atendem um determinado número de pacientes e em seguida vão embora deixando a população descoberta pelo serviço.  Este foi aprovado pela maioria, apenas o vereador Edivaldo Amaro se absteve de votar.  O segundo requerimento pede a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade de Barra de Aroeiras para  incentivar a prática de esportes especialmente pelos jovens daquela localidade. O Terceiro requerimento do Vereador Jânio, que pode ser transformado em Projeto de Lei, pede que sejam priorizados atendimentos nas repartições públicas para as mães de crianças com necessidades especiais, pois as mesmas precisam na maioria das vezes, voltarem rápido pra suas residências para cuidar de seus filhos. Todos foram aprovados por unanimidade.

Em seguida o Presidente colocou em votação as comissões onde novos membros foram escolhidos ficando com a seguinte formação:

ORÇAMENTO E FINANÇAS

PRESIDENTE:  Vereador Jânio
VICE: Vereador josé Francisco (chico)
RELATOR: Francinaldo Carlos (sil)

OBRAS E SERVIÇOS

PRESIDENTE: Ismael Robson
VICE: Romonoval Alves
RELATOR: Elias Rafael

CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

PRESIDENTE: Francinaldo Carlos
VICE: Inácio Capibaribe
RELATOR: Edivaldo Amaro (dal)

      Foi facultada a palavra aos vereadores e  o Vereador Romonoval iniciou falando sobre os requerimentos apresentados por ele que pede a limpeza das barragens e reclamou sobre a falta de incentivo por parte do executivo para o esporte;

O Vereador Jânio falou sobre os requerimentos apresentados por ele e em seguida agradeceu ao comparecimento do público presente, depois reforçou o pedido que as sessões sejam transmitidas para o público de casa;

O Vereador Francinaldo em sua fala cobrou aos vereadores da situação que tomassem providência sobre os documentos e equipamentos que foram levados da Câmara, para que não seja necessário a intervenção da justiça.

       Os quatro vereadores da situação não quiseram se pronunciar e então o Presidente fez uso da palavra onde reforçou o apelo para que sejam devolvidos  os pertences da casa que até o momento não foram entregues.  Também relembrou a sessão em que foi cassado o mandato do então vereador Moisés Marques, que foi  substituído pelo suplente, e que o falecido presidente Milton Almeida não havia comunicado oficialmente à justiça  e que o atual presidente terá que fazê-lo sob pena de  responder judicialmente caso não o faça. Willian também registrou que encontrou contas atrasadas de luz, telefone, locação do veículo do antigo presidente, além do repasse do INSS que está em média três meses atrasado e que o contador está atualizando tudo para serem  providenciados os pagamentos. Em seguida ele apresentou um novo notebook, uma impressora além de materiais de expediente que foram comprados por ele para dar agilidade aos trabalhos na casa. Falou ainda da necessidade de ampliar o prédio e trocar os móveis que estão deteriorados. Lembrou ainda que a prefeitura não enviou os balancetes desde Setembro e que o prazo para entrega é até o dia 30 de cada mês, e pediu aos vereadores da base do Prefeito que o pressionem para mandar os balancetes o quanto antes.
       Por fim, agradeceu a presença de todos e reforçou o convite para a próxima Sessão Ordinária em 15 dias.

asabranca87

Nenhum comentário:

Postar um comentário