sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Alcantil: Em Sessão ordinária vereador é empossado na calçada da Casa Legislativa

Vereadores da esquerda p/ direita: Noval, Janinho, Willian, Sil e Elias
      Em Alcantil, como não é de causar espanto, vez por outra acontecem fatos que podemos julgar como "intrigantes".
      Nesta tarde de Sexta, 13 de Outubro de 2017, foi realizada a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, Casa José Silvino Barbosa.
       Na referida Sessão, foi empossado o até então suplente de vereador Willian Henrique da Silva (PSD), que obteve 181 votos no último pleito.  O novo vereador ocupou a vaga do vereador José Milton de Almeida que inclusive era o Presidente da Mesa daquela casa legislativa até o seu falecimento que ocorreu no dia 06 de outubro do corrente ano.

       Segundo o regimento da casa, o suplente seria convocado para tomar posse após 24 horas do ocorrido, porém, respeitando o luto oficial de 07 dias que fora decretado pelo executivo municipal, os vereadores resolveram aguardar a próxima sessão ordinária que estaria marcada para essa Sexta, 13.

Chegado o horário da sessão, como de costume , alguns vereadores dirigiram-se à Casa Legislativa e foram surpreendidos com as portas e portões trancados e o ambiente vazio. Então o vereador Romonoval Alves (Noval), dirigiu-se até a residencia da funcionária que é responsável pela limpeza e consequentemente por abrir as portas do recinto no horário determinado.  A funcionária em questão não foi localizada, como também não compareceram ao local nenhum dos demais funcionários. Nesse momento já estava presentes vereadores e populares que foram acompanhar de perto os trabalhos dos vereadores, e todos permaneceram na calçada, aguardando que alguém chegasse para abrir os portões. Os vereadores presentes aguardaram por 15 minutos conforme o Regimento da Casa, e então realizaram a referida Sessão ali mesmo, na calçada.


         O vereador Elias Rafael da Costa que é o atual vereador mais votado, presidiu os trabalhos conforme o Art. 15 do Regimento, onde nomeou o Vereador José Jânio de Souza como Secretário daquele ato. Aberta a Sessão, o Presidente lamentou com nota de pesar, o falecimento do Presidente Milton Almeida, e declarou vago o cargo de presidente bem como o de vereador.   Seguindo os ditames do Art. 19 Inciso 03, chamou para a posse, o suplente de vereador Willian Henriques da Silva que estava presente na sessão.  O vereador Willian por sua vez, apresentou toda a documentação necessária como: diploma, documentos pessoais, declaração de bens, declaração de não ocupação de cargos públicos na federação. Em seguida o novo vereador fez o devido juramento. Diante do quorum, o presidente passou à aprovação da ata da sessão anterior, onde relatou a impossibilidade diante da ausência dos documentos e do "boicote" da mesa diretora, que prejudicou a sessão e diante da vacância do cargo de Presidente da Mesa e dos ditames do Regimento Interno, seguiram para a eleição da nova mesa para o término do biênio. Iniciou-se a chamada nominal para verificação de presença chamando nome a nome de cada vereador. Verificada a ausência dos vereadores Ismael Robson (Robinho), Inácio Capibaribe, José Francisco (Chico), Edvaldo Amaro (Dal), e as presenças dos vereadores José Jânio, Willian Herique, Elias Rafael, Romonoval Alves (Noval) e Farncinaldo Carlos (Sil), foi apresentada a chapa única formada pelos vereadores: Willian Henrique(PSD) - Presidente, Francinaldo Carlos (PV) - Vice-Presidente, José Jânio(PSDB) - 1º Secretário e Elias Rafael(PSDB) - 2º Secretário. em seguida, foram apresentadas as cédulas de votação, devidamente rubricadas pelo Presidente do ato, iniciou-se a votação.

       A chapa apresentada foi eleita por unanimidade, então o presidente publicou o resultado e empossou os novos membros da mesa diretora e passou a palavra ao presidente recém empossado Willian Henrique que em suas palavras agradeceu aos presentes, lamentou a morte do ex-presidente, registrou o fato da Câmara não ter sido aberta e por isso a sessão ser realizada na rua, prometeu engajamento nos trabalhos em prol da população, ressaltou que a chapa foi formada por quatro vereadores de primeiro mandato que em sua opinião tem tudo a contribuir para o município e não havendo nada mais à declarar, encerrou a sessão e convidou toda a população para a próxima sessão.

Fonte: asabranca87.

Nenhum comentário:

Postar um comentário