quarta-feira, 24 de maio de 2017

Com protesto dos professores, Câmara de Alcantil aprova LDO e o piso salarial do magistério 2017

     A Câmara Municipal de Alcantil aprovou durante sessão realizada nesta terça-feira, (23/05/2017), os Projetos de Lei 272/2017 LDO, e 273/2017 que trata do piso salarial dos professores, de autoria do Poder Executivo Municipal e dois requerimentos de nº. 09/2017 do vereador Edivaldo Amaro e nº.10/2017 do vereador José Jânio.

O presidente da Câmara Municipal de Alcantil Milton Almeida – PSB, antes de iniciar a sessão começou com o anuncio do indeferimento de um requerimento solicitado pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores de Boqueirão e região - SINTABO, para uso da tribuna. Sob protesto dos professores que compareceram aquela casa legislativa, o presidente comunicou aos senhores vereadores e demais presentes, que iria tratar só o que estava na pauta. Em seguida iniciou a sessão saudando a todos depois com a leitura do Salmo 131, escolhido pelo vereador Ismael Robson e também da ata da sessão anterior que foi colocada em votação e prontamente aprovada por unanimidade.

      Na referida sessão o representante do SINTABO reiterou o seu pedido de ir a tribuna desta vês com manifestação dos professores presentes, proferindo palavras de ordem, e mais uma vez foi negado com o presidente falando que “não quer anarquia na casa”, e exigindo respeito, houve um princípio de “bate-boca” entre a professora e ex-vereadora Cilene Marcolino e o presidente da câmara, que deu sequência à sessão com à leitura dos pareceres das comissões sobre os projetos de lei de n°272/2017 e nº. 273/2017.


Ainda na tentativa de ouvir o que os professores tinham a falar sobre o projeto que altera o piso salarial da classe, o vereador Noval concedeu a parte da palavra que lhe cabe na tribuna para que os professores usassem, que mais uma vês foi negado, no argumento de que o projeto já foi debatido e discutido naquela casa e que contemplaria com 7,64% maioria dos professores e ninguém sairia sem aumento. Nesse momento com os ânimos já exaltados, o “bate-boca” continuou quando o presidente alertou aos presentes sobre um decreto legislativo de que é proibido gravações de áudio ou vídeo, salvo por profissionais da imprensa devidamente credenciados e cadastrados naquela casa. No meio a tantas discussões o vereador Jânio pediu a palavra que foi concedido pelo presidente e na tribuna expressou seu protesto em apoio aos professores por não terem a oportunidade de irem a tribuna, imediatamente foi interpelado pelo presidente chamando a atenção que seu pronunciamento deveria ser sobre no que estar na pauta, e interrompeu a sua fala.




Ainda sobre protesto dos professores a sessão continuou com a votação dos projetos.

Votaram a favor dos projetos, os vereadores:

O presidente Milton Almeida – PSB (Miltão);

Edivaldo Amaro da Silva – PT (Dal);

Inácio Cicero dos Santos – PR (Inácio Capibaribe);

Ismael Robson da Silva – PC do B (Robinho);

José Francisco da Silva – PSD (Chico da Boiadeira).

Votaram contra os projetos, os vereadores:

Romonoval Alves da Costa – PSDB (Noval);

José Jânio de Souza – PSDB (Jânio de Barra de Aroeiras);

Francinaldo Carlos da Silva – PV (Sil);

Elias Rafael Costa – PSDB (Elias Rafael)


Fizeram o uso da tribuna os vereadores Jânio, Noval, Sil e Dal.

No final ainda em meio ao bate-boca o presidente Milton Almeida agradeceu a presença de todos encerrando a sessão e convidando para a próxima que será no dia 02/06/2017 e o clima tenso continuou na parte de fora da câmara onde os professores continuava em grupos sem se dispersar, só depois as coisas foram se normalizando cada uma tomando seu rumo.




Matéria:

José Mendonça - Radialista 5060/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário