domingo, 20 de março de 2016

Agricultores denunciam que roubo de água continua em canal na PB

Caso foi destaque em edição do Fantástico da TV Globo.
Empresários estariam retirando água de canal sem autorização.


Um mês após os desvios de água no Canal da Redenção, no município de Sousa, no Sertão paraibano, terem ganhado repercussão nacional, por meio de denúncias veiculadas no Fantástico no dia 21 de fevereiro, o roubo de água continua, segundo agricultores da região. De acordo com o agricultor Wigno Marques, pelo menos oito empresários estão se beneficiando da água irregularmente e a fiscalização é insuficiente.
O canal, que tem 37 quilômetros de extensão, foi construído há mais de 20 anos com o intuito de irrigar 181 propriedades na região de Sousa. A água é retirada do Açude Mãe D'água, em Coremas, e corre pelo canal. É nesse percurso, antes de chegar aos agricultores que pertencem ao Distrito de Irrigação do perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (Dpivas), que a água é desviada, segundo os agricultores.
Em um relatório divulgado em 2013, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) constatou más condições na estrutura, como placas de concreto danificadas, obstrução do canal por rochas, acúmulo de lodo, impurezas e extravasamento das águas que resultam em desperdício de água. Por fim, o TCE enfatizou que foram encontrados mais de 120 pontos de utilização do canal sem autorização.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário