quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dança das cadeiras na Câmara Municipal de Alcantil: Justiça Eleitoral realiza retotalisação dos votos das eleições municipais nesta quarta (16)

Atendendo a decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a Junta Eleitoral da 62ª Zona da Comarca de Boqueirão promove nesta quarta-feira (16), às 11 horas, na sede do Cartório Eleitoral da cidade, a retotalização da eleição proporcional de Alcantil referente ao ano de 2012. A decisão foi baseada em ação que pedia o afastamento da vereadora eleita naquele pleito, Tatiana Rodrigues (foto), que não poderia ter concorrido ao cargo por ser filha do prefeito da cidade à época.  Após a tramitação da ação contra a expedição do diplomação, a então vereadora, apresentou renúncia do cargo, tentando afastar a possibilidade de anulação dos seus votos, o que possibilitaria a ascensão do 1º suplente de sua coligação.
Com a decisão da justiça, o diploma de Tatiana Rodrigues foi considerado nulo e por isso sua votação foi desconsiderada no cômputo geral da eleição. Diante desse quadro, a juíza Dra. Rafaela Pereira Toni Coutinho determinou a realização da retotalização dos votos para vereador de Alcantil nas eleições do ano passado. Com a retotalização, um novo resultado será divulgado para o preenchimento da vaga deixada com o pedido de renúncia de Tatiana.
Além da mudança na Câmara Municipal, informações dão conta que nos próximos dias está pra ser julgada a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo então candidato a prefeito da cidade, Dunga Júnior, que alegou suposta prática de captação ilícita de sufrágios e abuso do poder econômico na cidade durante as eleições por parte do candidato José de Ademar, do PMDB.
    Com a nova contagem dos votos proporcionais que assumirá a cadeira na Casa José Silvino será o vereador William (PSD), eleito pela oposição alcantilense. Já nesta tarde de Quarta 16, aconteceram manifestações dos correligionários do novo Vereador em comemoração à sua "tão suada conquista", fogos e buzinas atraiam a população curiosa para as ruas. Resta ao povo que o elegeu, torcer pra que o mesmo possa atender às suas expectativas.

3 comentários:

  1. Sou da ONG Transparência Brasil, organização sem fins lucrativos com papel de destaque nacional no combate à corrupção. Estamos divulgando um áudio de três minutos para disponibilizar livremente a rádios que queiram incluir nosso programete em sua programação.

    A Transparência Brasil se dedica há mais de dez anos ao combate à corrupção como forma de tentar melhorar a democracia e o controle social sobre a política no país. Atualmente nosso principal projeto é o Excelências, banco de dados único que disponibiliza informações atualizadas sobre o comportamento de cada parlamentar (como votam, número de faltas, uso de verbas, emendas ao Orçamento atendidas etc.); os processos que sofrem na Justiça e nos Tribunais de Contas, as eleições das quais cada um deles já participou desde 2002 (como financiamento de campanha e custo do voto) e muito mais.

    A partir das informações reunidas pelo Excelências sobre os 594 parlamentares em exercício na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, disponibilizaremos a cada duas semanas uma nova análise do comportamento do Congresso para livre reprodução de rádios comunitárias e comerciais.

    O primeiro programa, que trata dos parlamentares condenados, está disponível para download na página https://soundcloud.com/transpar-ncia-brasil/32-dos-parlamentares. O próximo programa será sobre os custos dos congressos e será divulgado nessa quinta-feira, dia 17 de outubro. Caso tenham interesse em receber o nosso programa quinzenal, envie um e-mail para jsakai@transparencia.org.br.

    Um grande abraço,
    Juliana Sakai

    ResponderExcluir
  2. eu sou de alcantil mas moro no rio de janeiro ha 13 anos mas descobri a radio e´só mata a saudade do meu lugar

    ResponderExcluir
  3. muito bom o programa só musica boa posso pedir uma musica si pode toca uma é do bonde do brasil

    ResponderExcluir