segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Incêndio em Alcantil mobiliza populares

*Josenildo Barbosa
Um incêndio marcou a manhã desta segunda-feira 28, em Alcantil. Foi por volta das 09h00min quando uma grande quantidade de fumaça saindo pelo telhado de uma residência localizada na Av. São José, centro de Alcantil, onde reside o Sr. Ateilson Ferreira de Souza (41), chamou a atenção de populares que se encontravam nas proximidades e que imediatamente se mobilizaram para conter as chamas. Ao entrarem na residência se depararam com o Sr. Ateilson no interior de um dos quartos totalmente em chamas, o mesmo foi retirado em segurança enquanto os populares procuravam conter as chamas usando baldes e latas d’água. O fogo alastrou-se rapidamente atingindo móveis e parte do telhado além das instalações elétricas, que ficaram parcialmente destruídas. Enquanto isso, conselheiros tutelares retiravam objetos de valor pertencentes ao Conselho Tutelar da cidade que é “parede conjugada” com a residência acima citada pois o fogo já ameaçava penetrar na referida instituição. Felizmente ninguém saiu ferido e tudo voltou ao normal ficando apenas as lembranças para a população.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

REUNIÃO PARA REESTRUTURAÇÃO DA AAMA

Será neste Domingo às 15:00h n sede da AAMA (Assocoação dos Amigos e Moradores de Alcantil), reunião para reestruturação da Associação. Está convidada toda a sociedade alcantilense. Esta Associação é de grande importânciapara o município e depende do interece especial da comunidade. Participe.



Carlinhos Cruz

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

os perigos da automedicação contra a ressaca no Carnaval

Nesta época, as vendas de antiácidos, analgésicos e medicamentos para mal estar e enjôo – consumidos normalmente em larga escala para combater os efeitos indesejáveis da ressaca, além de preservativos masculinos, femininos, chegam a aumentar em até 40%, principalmente nas cidades turísticas.
Como o aumento da ingestão de álcool nessa época do ano faz com que as pessoas acabem utilizando medicamentos isentos de prescrição sem nenhuma orientação, a Coordenadora Farmacêutica da Rede Farmais, Dafne Estevão dá algumas orientações sobre os perigos e a correta utilização de alguns tipos de medicamentos para controlar os efeitos indesejáveis da ressaca:

• Os analgésicos geralmente são utilizados para o alívio de dores moderadas, como a dor de cabeça, por exemplo. A combinação desses medicamentos com outras drogas pode ser perigosa.
• Nunca se deve tomar uma dose maior do que a recomendada, achando que o medicamento irá resolver o problema mais rapidamente, isso é prejudicial ao organismo.
• O uso desses medicamentos juntamente com o álcool pode causar tontura, perda da coordenação motora e redução dos reflexos, o que piora ainda mais a situação do motorista embriagado.
• O ácido acetilsalicílico, encontrado na Aspirina e em outros analgésicos, se combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragia gastrintestinal.
• Já na interação de álcool com Paracetamol, outro princípio, que é encontrado em medicamentos como o Tylenol, por exemplo, o risco de causar danos ao fígado é grande.
• Outro erro cometido por uma grande parte das mulheres, que não utilizam preservativos ou outro método contraceptivo, é recorrer ao uso da pílula do dia seguinte, a qual usada sem orientação médica pode trazer graves conseqüências.

Em casos de dúvidas em relação ao uso de medicamentos, a Farmais orienta os usuários a procurarem sempre pelo farmacêutico responsável de cada drogaria.

Comer Mal Aumenta o Risco de Depressão

Comer Mal Aumenta o Risco de DepressãoPesquisadores das universidades de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria têm mostrado que a ingestão de gorduras saturadas e trans aumentam o risco para a depressão. Em contrapartida, também foi observado que o azeite de oliva proetege contra esta doença.
Os investigadores confirmaram estes resultados, depois de estudar por mais de seis anos 12.059 voluntários do projeto SUN, os quais os teriam dado sua dieta, estilo de vida e condições de saúde, analisados no início, durante o seu curso e no final . Assim, os autores constataram que, apesar do fato de que em nenhuma dos candidatos sofriam de depressão no inicio, ao fim havia 657 novos casos.

As Malignas Gorduras Trans

Em todos estes casos de depressão, os participantes com o consumo elevado de gorduras trans (aquelas encontradas em produtos produzidos industrialmente, fast foods e naturalmente em alguns produtos lácteos) “mostraram um risco maior de 48% de ter depressão, quando comparados com participantes que não comem essas gorduras “, diz Almudena Sánchez-Villegas, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.

As Boas Gorduras Polinsaturadas

Além disso, a equipe dirigida por Miguel Angel Martínez-González, da Universidade de Navarra, também analisou a influência de gorduras polinsaturadas (abundante nos óleos de peixe e vegetais) e azeite de oliva na depressão. “De fato, constatamos que essas gorduras saudáveis, juntamente com o azeite, estão associados a um menor risco de depressão”, diz Martínez-González.

Os resultados do estudo sustentam a hipótese de um aumento da incidência da doença nos países do norte europeu em relação aos países do sul, onde permanecem os padrões de dieta mediterrânea. No entanto, os especialistas indicam que a incidência da doença tem aumentado nos últimos anos e, atualmente, existem 150 milhões de pessoas no mundo.

Dieta e Doenças Cardiovasculares

A pesquisa foi realizada em uma população com um baixo consumo de gorduras trans, como suposto a apenas 0,4% da energia total consumida pelas voluntárias. “No entanto, observamos um aumento do risco de depressão por quase 50%”, conclui Miguel Angel Martinez.

Finalmente, a análise sugere que tanto a depressão e as doenças cardiovasculares são igualmente influenciados pela dieta e poderiam compartilhar mecanismos semelhantes em sua origem. Essa hipótese também é sugerida por vários estudos mostrando os efeitos nocivos de gorduras saturadas e trans sobre o risco de doenças cardiovascular.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COMO CONQUISTAR AS PESSOAS E SER UM BOM COMUNICADOR?

*Jucélio Lindenberg
Quem não admira, por exemplo, aquelas pessoas que tem o dom natural de chegar em qualquer ambiente e de repente começa a conversar, contar piadas, essas pessoas tem algo que chamamos de “carisma”. Na verdade, esse carisma é conquistado, por pessoas que acreditam que uma boa comunicação trará grandes benefícios para todos. Ninguém vive sem se comunicar? Você conhece alguém que não se comunica de alguma forma? Eu não conheço. Gestos, palavras, sinais, linguagem corporal... Tudo isso é comunicação. Até os animais se comunicam.
Como conquistar as pessoas para ser um bom comunicador, requer uma contrapartida da pessoa, ou seja, o desejo de adquirir algumas habilidades que exercerá uma coesão sobre o outro. O ser humano tem a necessidade de sentir-se importante, valorizado, reconhecido pelo trabalho e depois valorizado. Então teremos: IMPORTANTE, RECONHECIDO E VALORIZADO! Três palavras chaves para conquistar as pessoas,dê importância a quem está a sua volta, reconheça, elogie e valorize a pessoa. Você verá quão grande será a diferença, e a sua comunicação será bem melhor.
O maior desejo do ser humano é sentir-se importante, reconhecido e valorizado, e quanto mais você valorizá-lo, mais positivamente ele agirá em relação a você. Um abraço fraterno.
*É Radialista (4.285DRT/PB) atua na Rádio Caturité. É formado em Filosofia pelo CEFT (Centro de Filosofia e Teologia de campina Grande).
(artigo escrito em: 15?02/2011)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TRF-5 acata denúncia contra prefeito da Paraíba

Grampeado pela Polícia Federal, o prefeito de Riacho de Santo Antônio, no Cariri Oriental da Paraíba, José Roberto de Lima (PTB), agora é réu em ação penal e responderá por fraude em licitação junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado no Recife (PE). O gestor foi denunciado pelo Ministério Público Federal.
Também estão sendo processados José Rosendo Luis de Oliveira – representante legal da Construtora Planalto Ltda. -, Marcos Tadeu Silva – responsável de fato pela empresa – e Éliton Ferreira da Silva – presidente da comissão de licitação.

As supostas irregularidades envolvem a licitação (tomada de preços n.º 04/2008) vinculada aos contratos de repasse 0238422-28/07 e 0244838-68/07, firmados entre o Município e o Ministério do Turismo, por meio da Caixa Econômica Federal. Os recursos federais destinavam-se a obras de pavimentação em paralelepípedos em ruas da cidade.

A partir do inquérito civil público instaurado pelo MPF – por meio da Procuradoria da República no Município de Campina Grande – para apurar eventuais irregularidades na tomada de preços destinada à execução desses contratos de repasse, foi descoberto um suposto esquema montado por Marcos Tadeu Silva, em que seriam constituídas várias firmas “fantasmas”, utilizadas para participar de licitações em diversos municípios paraibanos.

De acordo com o MPF, teria havido, no caso, um total direcionamento da licitação, constituída na forma de um processo fictício, para favorecer a Construtora Planalto Ltda., representada por José Rosendo, que confirmou, em depoimento à Polícia Federal, o acordo com o prefeito para vencer a tomada de preços. José Rosendo afirmou, ainda, que as empresas pertencem a Marcos Tadeu, a quem repassava três por cento do valor dos contratos firmados.

Duas outras firmas que retiraram o edital para possível participação na tomada de preços – Construtora Mavil Ltda.
e América Construções e Serviços Ltda. – também pertencem ao grupo dirigido por Marcos Tadeu.

Segundo o MPF, a tomada de preços n.º 04/2008 foi homologada em favor da Construtora Planalto, no dia 23 de junho de 2008. Logo no dia seguinte, 24 de junho, foi assinado o contrato de prestação de serviços, no valor de R$ 513.228,61. Nessa mesma data, o prefeito expediu ordem de serviço autorizando o início da execução das obras.

SILÊNCIO

Procurados durante todo o dia de ontem pela reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, os acusados não foram encontrados para comentar o caso. Os acusados já respondem a ação civil de improbidade administrativa ajuizada pela Procuradoria da República em Campina Grande – cuja área de atuação compreende o município de Riacho de Santo Antônio -, por irregularidades na mesma licitação.

Fonte: Jornal da Paraíba

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ASA BRANCA



Asa branca é o nome que se dá, no Nordeste, à pomba Columba picazuro, sua denominação científica. Seu dorso é quase todo "escamado", isto é, as orlas das penas são brancas. É a única espécie que tem branco nas asas.

O bico é da cor de chumbo. Ao contrário da rolinha e outras pombinhas brasileiras, a asa branca está incluída no que chamamos de "pombas propriamente ditas" ou "legítimas" porque se assemelha às espécies das pombas domésticas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COMUNICAÇÃO: UM CAMINHO PARA O SUCESSO!!! *Jucélio Lindenberg

A comunicação é muito mais do que uma atividade social. Podemos considerá-la como um dom, próprio do ser humano. A comunicação é fácil de compreender, pois representa aquilo que vivenciamos, de forma natural, durante mais de dez horas por dia, desde o dia em que nascemos. Ela não apenas está sempre ao nosso redor, mas principalmente dentro de nós. Portanto, como todo mundo faz comunicação, não deve haver dificuldade para entendê-la.
Comunicar significa transmitir, tornar participante, entrar em contato com o outro, comunicar nasce de um desejo de expressar aquilo que somos, pois o homem não é uma ilha, pra viver isolado, quem vive isolado em seu “mundo” não é capaz de viver plenamente feliz e realizado. Sozinho, ninguém é capaz, precisamos do outro para expressar, emoções, sentimentos, o outro é o receptor... É aquele com quem compartilhamos a vida, por isso, a comunicação é imprescindível para termos uma vida saudável, cheia de alegria, otimismo, reabilitando as vontades, as energias, as vitalidades para as coisas boas da vida e para o outro.
A comunicação é concerteza um caminho para o sucesso, ninguém nasceu pra ser infeliz, todos nós, fomos criados por Deus e chamados a felicidade... E claro, a felicidade independe dos outros, mas depende totalmente de você e de uma boa comunicação com o outro, para ter sucesso na vida, lembre-se e acredite que você é e você pode ser um bom comunicador, depende tão somente de você. Um abraço fraterno.

*É Radialista (4.285DRT/PB) atua na Rádio Caturité. É formado em Filosofia pelo CEFT (Centro de Filosofia e Teologia de campina Grande).

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ex-governador é condenado à prisão por crime de calúnia

Ex-governador é condenado à prisão por crime de calúnia

A Justiça Federal de Alagoas condenou o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) a um ano e quatro meses de prisão por calúnia, difamação e injúria.



Em 2004, Lessa - que foi governador de 1999 a 2006 - chamou o juiz Celyrio Adamastor, da 1ª Zona Eleitoral de Maceió, de “ladrão e corrupto”, depois que Adamastor cassou o diploma de um vereador do PDT acusado de comprar votos.


Segundo a Justiça Federal, a sentença pode ser substituída por prestação de serviço comunitário e reclusão à cadeia aos finais de semana, além do pagamento de R$ 50 mil por danos morais ao magistrado.


Em novembro, Lessa foi condenado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) a pagar uma indenização de R$ 300 mil por danos morais ao ex-presidente do TJ (Tribunal de Justiça) do Estado Orlando Monteiro Cavalcante Manso, a quem chamou de “ladrão desavergonhado.”





Fonte: Folhapress

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Corte do TRE arquiva acusação contra Cássio no caso dos “Envelopes Amarelos”

Corte do TRE arquiva acusação contra Cássio no caso dos “Envelopes Amarelos”
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral Paraíba acatou parecer do juiz Carlos Neves da Franca Neto e arquivou, na sessão desta terça-feira (08), a Ação de Investigação Judicial - AIJE 269, contra o ex-governador Cássio Cunha Lima, no caso dos 'Envelopes Amarelos'.


A AIJE foi proposta pela Coligação Paraíba de Futuro, encabeçada pelo ex-governador José Maranhão (PMDB), que disputou o governo do Estado no pleito de 2006 contra Cássio. O julgamento havia sido interrompido a pedido de advogados.


A acusação é que R$ 42.900, encontrados em Envelopes Amarelos, apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, no Posto da BR 101- Bayeux, no dia 26 de outubro de 2006, seriam distribuídos com prefeitos e lideranças para beneficiar a campanha de reeleição do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB).


A Corte do TRE paraibano entendeu que houve perda do objeto da ação já que o ex-governador já foi cassado.





Fonte: Elíson Silva

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PARA QUÊ SERVEM OS VÁRIOS TIPOS DE CHÁS

Dicas Gourmet - Saúde na Mesa
O Poder dos Chás
25/01/2011

Por Cláudia Oliveira

O chá protege as artérias influenciando os fatores relacionados à formação de coágulos. Os elementos químicos presentes nos chás podem reduzir a capacidade de coagulação do sangue, impedir a ativação e o agrupamento das plaquetas, aumentar a atividade de dissolução de coágulos e diminuir os depósitos de colesterol nas paredes arteriais.

Um dos pioneiros quando o assunto são chás e arteriosclerose, Lou Fu-qing, M.D., professor e chefe do departamento de medicina interna da Universidade de Medicina de Zhejiang, China, estudou os efeitos dos elementos químicos dos chás nas vítimas de ataques cardíacos. O pigmento proveniente do chá preto comum ou do chá verde asiático impedia o acúmulo de plaquetas nos pacientes e aumentava a atividade de dissolução de coágulos. Surpreendentemente, concluiu que o chá preto comum, consumido normalmente pelos norte-americanos, funcionava tão bem quanto o chá verde asiático. Um determinado tipo de tanino presente no chá verde, chamado catequino, é tão eficaz quanto a aspirina no sentido de bloquear o acúmulo de plaquetas.

O chá, aparentemente, também ajuda a bloquear o estímulo gerado pelo colesterol LDL na proliferação de células musculares nas paredes arteriais, esse crescimento de células favorece o acúmulo de plaquetas nas artérias.
SALVOS PELO CHÁ
Evite os derrames bebendo chá, principalmente chá verde. Uma explicação para a atividade anti-derrame pode ser a alta concentração de antioxidantes no chá, capazes de proteger os vasos sanguíneos contra danos.

JAPONESES CONSUMIDORES DE CHÁ
O consumo diário de no mínimo dez xícaras de chá verde, protege o organismo do câncer de estômago. Segundo estimativas dos pesquisadores, essa quantidade de chá forneceria de 40 a 50g de vitamina C. Além disso, foi demonstrado através dos mesmos estudos, que o chá verde (tanto quanto o chá preto) realmente neutraliza a formação de nitrosaminas - potentes carcinógenos - tanto em tubos de ensaio quanto no estômago de seres humanos.

INDICAÇÃO DO CHÁ

Chá de Alecrim - Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo. Facilita a digestão.

Alfazema - Indicado para insônia, excitação nervosa, alivia nevralias (dores de cabeça), tosse, asma, bronquite.

Arnica - Analgésico e anti-inflamatório, é indicado para casos de traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares e ainda como antisséptico em afecções bucais e furúnculos.

Ban-chá - Depurativo, cuja ação acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.

Boldo - Tônico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bile eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.

Camomila - Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insônia e nervosismo.

Carqueja - Ação benéfica sobre o fígado e intestino, aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.

Catuaba - Tônico do sistema nervoso, ameniza o nervosismo, insônia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites.

Cofrey - Ação terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório tais como, amigdalite, laringite, faringite. É cicatrizante de fissuras, feridas e abcessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.

Erva Cidreira - Insônia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.

Erva Doce - Alivia cólicas menstruais e abdominais, inclusive de recém-nascidos. Auxilia na digestão.

Eucalípto - Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.

Hortelã - Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga e oxiurus). Alivia asma e bronquite.

Jasmim - Tônico, indicado contra sonolência e no combate de acessos de asma. Excelente diurético.

Maçã - Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite.

Malva - Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos
inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Antisséptico de vias digestivas e urinárias.

Maracujá - Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.

Melissa - Sedativo em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça.

Menta - Indicado para má digestão, gases e cólicas.

Poejo - Anti-inflamatório, ação espectorante no processos respiratórios como tosses catarrais, antiespamódico e ainda depurativo.

Salvia - Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e mentruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação antisséptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micótica e feridas.

Stévia - Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.

¹Nutricionista Especialista em Obesidade e Emagrecimento

Especialista em Nutrição Clinica
Formação em Nutrição Aplicada à Estetica
Formação em Personal Diet

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

‘Operação Borborema’ prende 10 e mata 1

Por: Silvana Torquato e João paulo Medeiros
‘Operação Borborema’ prende 10 e mata 1

Secretário de Segurança do Estado e superintendente da Polícia Civil apresentam material apreendido e dão detalhes da operação

Uma operação desencadeada ontem pela Polícia Civil, em Campina Grande, juntamente com policiais rodoviários federais, resultou na prisão de dez pessoas suspeitas de envolvimento em assaltos a bancos com explosivos na Paraíba e em Pernambuco, e na morte de um dos acusados.
Com o grupo, foram apreendidos mais de R$ 40 mil em cosméticos roubados de uma loja na cidade de Cupira, em Pernambuco, além de duas bananas de dinamite, quatro automóveis, uma espingarda calibre 12, um revólver, vários celulares, chaves de fenda e pés de cabra que seriam utilizados para explodir e arrombar bancos.
A ação foi denominada de ‘Borborema’ e teve início quando mais de 30 policiais montaram uma barreira policial durante a madrugada, na BR-104, próximo a Alcantil, na divisa com o Estado de Pernambuco. Seguindo informações de que a rodovia seria rota de fuga de bandidos, os policiais conseguiram interceptar dois veículos com produtos roubados, mas alguns dos integrantes do grupo reagiram e houve troca de tiros. Um dos acusados morreu na hora e outro, Jonas de Oliveira Silva, terminou ferido e encaminhado ao Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, onde está internado. O suspeito morto permaneceu sem identificação na Unidade de Medicina Legal (UML) até o fechamento desta edição.
Foram presos Edvaldo Silva, de 43 anos; Vailton Soares Barbosa, 30 anos; Josinaldo de Araújo Amaro, 36 anos; Emerson de Holanda Feijão, de 29 anos; Jacilene Oliveira Silva, de 34 anos; Uiara Pereira do Nascimento, 22 anos; Luciele Gomes Nascimento, de 19 anos; Juciano Oliveira Silva, de 27 anos; José de Lima Fernandes, de 35 anos, e Jonas de Oliveira Silva.
Segundo a polícia, o grupo estaria planejando atacar uma agência bancária na divisa entre os dois Estados e teria sido o autor da explosão ao Banco do Brasil da cidade de Queimadas, no Agreste paraibano, ocorrida no dia 9 de setembro de 2010.
“A gente tinha informações de que eles iriam praticar o delito na divisa, possivelmente na cidade de Alcantil ou em Pernambuco. A maior parte deles já tem antecedentes criminais e algumas das mulheres, cuja missão era de apoio, são envolvidas com assaltos, furtos e até homicídios. As investigações prosseguirão para rastrearmos mais passos dados pelo grupo”, relatou o superintendente de Polícia Civil em Campina Grande, Wagner Dorta.
O que também impressionou a polícia foi o elevado padrão de vida de alguns dos acusados. Com eles foram apreendidos documentos de Jetski e veículos. “Alguns tinham comércio e aparentavam ser empresários do ramo de venda de carros, mas tudo para despistar da ação criminosa”, afirmou o superintendente.
Durante a operação os moradores do distrito de Barra de Aroeiras, em Alcantil, acordaram assustados com a troca de tiros intensa às margens da BR-104. Segundo uma moradora local, que não quis se identificar com medo de represálias, a troca de tiros teria começado por volta das 3h e deixou todas as pessoas que moram no distrito assustadas com a ação. Ao longo da rodovia, os suspeitos dos assaltos abandonaram celulares, sapatos e alguns objetos pessoais.

* Suspeitos seguirão para presídio

O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, acompanhou na tarde de ontem a apresentação do material apreendido durante a ‘Operação Borborema’, na Central de Polícia, em Campina Grande.
Ele lembrou que as prisões também são fruto do que denominou de “ação policial integrada” entre as polícias Civil, Militar e Federal nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. “Temos buscado reprimir com inteligência e de forma planejada a ação dessas quadrilhas. Hoje, conseguimos prender grupos em Alagoas e em Pernambuco, a partir da colaboração entre os Estados”, observou.
O grupo preso durante a ‘Operação Borborema’ deverá ser autuado por assalto, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Os suspeitos deverão ficar à disposição da Justiça e detidos na carceragem da Central de Polícia e em seguida serão encaminhados para o presídio provisório de Campina Grande, antiga Máxima. A prisão dos acusados foi uma espécie de respostas das polícias paraibanas a uma série de ataques a agências bancárias ocorrida na Paraíba desde o ano passado.
Em 2010, foram mais de 65 ataques com 26 explosões registradas no Estado. Só neste ano, já são oito explosões e mais um assalto praticado contra a agência de Remígio, no Brejo paraibano.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O deputado estadual Dunga Júnior (PTB) publicou em seu site o último pronunciamento

Confira na íntegra o discurso do deputado Dunga Júnior:

Há quatro anos fui eleito Deputado Estadual por mais de 20.000 paraibanos com um único propósito: lutar e defender os princípios e o desenvolvimento do nosso Estado, fazendo então parte da bancada governista na Casa de Epitácio Pessoa.

Muitos são os sonhos e as ideias, muitas são as demandas existentes no Estado e na Casa. Procurei no cenário do parlamentar e do legislador dar ênfase a um mandato que buscasse fortalecer o Parlamento e o Legislativo e cujo foco principal fosse discutido sempre no Colegiado e proposto à apreciação dos paraibanos para posterior decisão do mesmo Colegiado.

Há ainda uma cultura natural da sociedade de hoje, que busca no parlamentar uma atuação direta com caráter de executivo, tornando essas ações clientelistas e assistencialistas, encontrando-se diariamente este tipo de busca da sociedade nos gabinetes dos parlamentares. Por mais que se propague o erro desse modelo, ele ultrapassa o período eleitoral e invade por décadas o processo como um todo, causando dano à sociedade que se constrói com um escopo desenvolvimentista.

Esse talvez tenha sido um fato que levarei comigo para outra discussão, mais adiante, pois destacar que presidir a Comissão de Saúde da ALPB onde, em parceria com a Divisão de Psicologia pudemos atender demandas dos portadores de Alzheimer, Esclerose Múltipla, Anvisa e Agevisa, Agentes Comunitários de Saúde, foi essencial para aprimorar discussões temáticas de profundo interesse social, que trouxeram grandeza e conhecimentos para o plenário da Casa.

No âmbito da Comissão de Orçamento tivemos a possibilidade de discutir o crescimento orçamentário do Estado, as demandas da sociedade nas audiências públicas de 2007, 2008, 2009 e, ainda, na Frente Parlamentar da Micro-Empresa, pudemos debater a implantação da Lei Geral da Micro-Empresa no Estado da Paraíba. Na Frente Parlamentar do Turismo – Parlatur discutimos a interiorização das ações do Turismo.

Participar dos embates em defesa da UEPB, dos agricultores, da Cultura e dos próprios funcionários da Assembleia me levaram a refletir quanto ao dever cumprido com o trabalho do Parlamento, mesmo que a sociedade e os próprios beneficiados não compreendam, em grande parte, que isto tudo faz parte verdadeiramente de uma produção parlamentar e uma construção legislativa.

Na aprovação de Projetos de Lei, destaco o reconhecimento nacional, obtido através do Prêmio Legislador 2008. Dentre os 1.059 deputados estaduais do Brasil, orgulho-me haver sido um dos 26 agraciados, graças à apresentação do PL nº 8.404/2007, que dispõe sobre a obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos em alunos matriculados no ensino fundamental e médio com o objetivo de detectar patologias, logo aprovado e transformado na Lei 8.404, vindo de uma demanda da Cidade de João Pessoa, onde um estudante havia sido vitimado após um esforço numa piscina de uma escola pública.

A isenção de taxas para as doadoras de leite materno quando da inscrição em Concursos Públicos na Paraíba, bem como no Vestibular da UEPB, foi alcançada através do Projeto de Lei nº 233/2007, transformado na Lei nº 8.483.

A emissão das carteiras estudantis da rede pública e particular de ensino do Estado da Paraíba com informações sobre os tipos sanguíneos e problemas de saúde como cardiopatia e alergias dos estudantes, prevista no Projeto transformado na Lei Estadual nº 8.948, visa garantir uma maior agilidade no pronto-atendimento médico-hospitalar.

Esses são alguns exemplos dos passos dados que significaram para mim marcas e para a sociedade uma contribuição do nosso trabalho.

Um dia fazer parte da bancada governista e no outro na de oposição, será marco histórico para todos nós paraibanos, que presenciamos um ato de penalidade não só para o governador Cássio Cunha Lima, mas um ato de penalidade para o Estado da Paraíba, que passou a ter interrompida a vontade do povo, expressa nas urnas pelo livre direito do voto.

O Estado que caminhava com índices de crescimento e desenvolvimento comprovados em números, que passava por um de seus melhores momentos, econômico e social, se viu de volta com medidas antigas e arcaicas, práticas de atos de puro “coronelismo implantado”. Voltaram à cena o “mando e posso”. As obras paralisadas nas cidades do interior por mero interesse político, pessoas afastadas de seus empregos com mais de duas décadas de vida pública… Era a Paraíba de guerra e atraso reinando. O Parlamento tem ares de mudança e ventos oeste… Os debates se acaloram.

Pude saber o que é ser Governo e Oposição numa só legislatura, sem trair meus propósitos, sem me vender ao poder e sem ferir meus ideais, mas ferido pelo mando de uma decisão judicial injusta.

Destaco no Parlamento a coragem e atos de grandes companheiros, tendo no presidente Artur Cunha Lima um referencial na condução de um momento de crise; no líder Ricardo Barbosa cenas que ficaram marcadas pela coragem e ousadia. Os embates que muitas vezes saíam do proposital para o pessoal, estes quero deletar da memória RAM.

Levarei comigo esperanças de dias voltados para a discussão do bem maior que é a Paraíba, que exista, e exista sempre, o contraditório, pois ele é parte de um processo democrático, mas que seja pleno de sabedoria e ética.

Que o Governo Ricardo Coutinho possa realizar no Estado da Paraíba uma gestão planejada e voltada para o povo, como o fez em João Pessoa e onde hoje o prefeito Luciano Agra executa com bom senso e determinação.

Agradeço a Deus pelo cumprimento do dever com os paraibanos; agradeço a meu pai Carlos Dunga, incentivador e referencial meu, sempre respeitando o meu próprio contraditório; agradeço a Cássio Cunha Lima pelo incentivo, acompanhamento dos dias difíceis e até do batismo do então Dunga Jr.; agradeço a meus advogados, que além de profissionais foram amigos e até irmãos; a todos que fizeram parte de meu Gabinete, aprendemos, lutamos e vencemos juntos; à Imprensa da Paraíba eu digo que valeu o acompanhamento e a crítica; aos funcionários da ALPB, grato eternamente; aos quase 4.000 seguidores das redes sociais Twitter, Orkut, Msn, é bom demais estarmos juntos; aos municípios de Alcantil, Boqueirão, Caturité, Riacho de Santo Antônio, Pedra Branca, Queimadas, Campina Grande, Barra de Santana, Aroeiras, Umbuzeiro, Riacho dos Cavalos, Pombal, Taperoá, Juazeirinho, Barra de São Miguel, Mogeiro, Cabaceiras, meu carinho e atenção sempre.

Hoje se encerra um mandato parlamentar e passo agora, dentro das condições de cidadão comum, a exercer ainda com mais rigor e zelo, a representação das vontades e esperanças do povo de minha Paraíba.

Medo nunca, princípios sempre.

Ana, Pedro, Artur, Ana Carla e Ana Beatriz cheguei, estou em casa.

Paraibanos, até breve.

Obrigado!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo eternamente…
http://dungajunior.com.br

Perseguição na divisa com PE resulta em sete prisões e uma morte

A Polícia Rodoviária Federal da Paraíba realizou uma operação na manhã desta terça-feira (1) na BR-104 em Alcantil, na divisa com o estado de Pernambuco. A ação tinha o objetivo de interceptar suspeitos de participação em assaltos a bancos. A rodovia seria uma das rotas de fuga.

Porém, os bandidos presos teriam participação em outro crime. Seria um assalto ocorrido esta semana numa loja de cosméticos do Boticário em Pernambuco. A PRF teria encontrado frascos de perfumes no carro dos supeitos.

Sete acusados foram presos e encaminhados à delegacia da PRF em Campina Grande. Um suspeito foi morto e outro ficou ferido, mas ainda conseguiu fugir.

As investigações tiveram o apoio de agentes da Polícia Civil. Segundo as primeiras informações repassadas pela PRF, houve troca de tiros entre bandidos e policiais. Durante a perseguição, um carro da Polícia Civil sofreu um acidente ao ser surpreendido por um animal na pista.