quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ALIMENTAÇÃO: GRANDE ALIADA CONTRA O CÂNCER


Churrasco é um dos grandes vilões da doença

Não é novidade que a qualidade do alimento ingerida é fundamental para o bom desempenho do corpo humano. E quando o assunto é usar do alimento para combater doenças, a alimentação passa a assumir um papel ainda mais importante para a saúde. A médica nutróloga Fernanda Schettino, responsável pela área de nutrição da Clínica Oncomed Belo Horizonte, explica que o maior problema na alimentação do brasileiro é a falta de equilíbrio na escolha do cardápio. “O que previne doenças é uma alimentação balanceada, sem excessos e com tudo o que o corpo precisa para ter saúde”, explica.
Segundo a nutróloga, alguns alimentos são indispensáveis em qualquer dieta considerada saudável. É fundamental, por exemplo, que estejam incluídas na alimentação diária de um adulto, três tipos diferentes de frutas; pelo menos uma folha verde; uma porção de legumes e dois ou três copos de leite ou derivados. E para completar, fontes de proteína como feijão, grãos, carne e as fontes de carboidratos.
Ela chama a atenção especialmente para o consumo de carnes. Os riscos de câncer estão principalmente relacionados à forma de preparo. Sabe-se que, no caso de churrascos, por exemplo, são formadas substâncias reconhecidamente cancerígenas. “O ideal é alternar a carne vermelha com a carne de peixe e de frango e, se possível, preparar o prato cozido”, explica.

Estudos sobre câncer e alimentação
Um estudo realizado na Grã-Bretanha sugere que uma dieta vegetariana pode ajudar a prevenir câncer. Os pesquisadores analisaram dados de 52,7 mil pessoas com idades de 20 a 89 anos, e concluíram que as que não comiam carne tinham uma incidência significativamente menor de câncer do que as que incluíam carne em sua dieta.

Azeite e linhaça na prevenção do câncer de mama
O fio de azeite extravirgem, que vai bem em saladas e pratos quentes, regando o corpo de benefícios como proteger o coração, indica ser capaz de outra façanha: prevenir o câncer de mama.
Também o faz a linhaça, através de substâncias conhecidas como lignanas. Estudos vêem demonstrando papel protetor nas mulheres que têem o hábito de ingerir linhaça.

Sugestões de perguntas:

1 – Quais os tipos de câncer que podem estar relacionados com a alimentação inadequada? Todos.

2 – Quais os piores vilões da alimentação? Os excessos. Excesso de gordura, de açúcar, de carne e de alimentos industrializados.

3 – Existe uma idade adequada para uma alimentação saudável? Não existe uma idade adequada, o ideal é que, desde a infância, tenhamos uma alimentação saudável. Mas, nunca é tarde para quem decidir melhorar sua alimentação.

4 – O que não pode faltar numa dieta balanceada, principalmente com itens que previnam alguns tipos de câncer? Fibras, frutas, legumes e verduras.

5 – Com relação à carne, fale sobre as formas de preparos mais prejudiciais à saúde. O famoso churrasco que o brasileiro tanto gosta pode causar câncer? Sim. O pior modo de preparar a carne é no contato direto com o fogo, como ocorre no churrasco. O hábito de comer churrasco com frequência pode aumentar a incidência de câncer. Veja bem, novamente voltamos a falar dos excessos.

6 – E o estilo de vida, também pode colaborar com a incidência da doença?
Sim. A melhora no estilo de vida traz benefício para diversos aspectos da saúde. Sobretudo na prevenção de hipertensão, diabetes, dislipidemias, obesidade e câncer.


Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário