sexta-feira, 8 de julho de 2011

“GLOBALIZAÇÃO E PODER MIDIATICO”


*Jucélio Lindenberg

A atual sociedade vive um momento crítico no que diz respeito aos processos de globalização e midiatização. A questão é econômica. Vivemos numa sociedade de mutação, onde tudo muda muito rapidamente, e nós precisamos acompanhar esse processo de mutação, caso contrário o meu conhecimento fenece, ou seja, simplesmente acaba, pois não é possível diante de um mundo globalizado com tantas e surpreendentes tecnologias ficarmos a mercê, é necessário socializar-se aos processos midiáticos.
Temos evidentemente que tomar cuidado com nossas relações com as mídias, pois toda relação é uma forma de poder, e muitas vezes esse poder massifica, aliás, há correntes de comunicação que não falam mais do humano, mas dos pós-humano. Assim, depara-se com uma nova dialética virtualizada que é intermediada pelo mais veloz veículo de comunicação, a internet, uma das principais características da sociedade globalizada.
Apesar de existir uma forte tendência na sociedade, sobretudo, dentro do núcleo da indústria cultural, de formação de opinião, de manipulação, o processo dialético e de contradição são inerentes ao movimento histórico
Vale apena dizer, que na internet, por vezes o indivíduo comum passa a ser mais atuante do que nas grandes empresas, temos exemplos de alguns blogs criados por iniciativa autônoma que superam a audiências de páginas de tradicionais gigantes de comunicação, isso significa dizer que o indivíduo não é um mero consumidor passivo a receber mensagens, mais é um receptor e sabe sim fazer filtrar as mensagens que vêm produzidas até ele, levando em consideração esses fenômenos, pode se afirmar que a internet não tem uma característica monopolista comparando-a aos meios tradicionais, pois possibilita a expressão dos indivíduos no mesmo terreno em que a Indústria Cultural realiza sua publicidade. E como consumidor o indivíduo pode alterar o produto a ser consumido.
*É Radialista (4.285DRT/PB) atua nas Rádios Caturité; Asa Branca FM e Rádio galante FM. É formado em Filosofia pelo CEFT (Centro de Filosofia e Teologia de campina Grande).

Nenhum comentário:

Postar um comentário