domingo, 1 de maio de 2011

Doença de Dilma Rousseff alerta País para riscos da Pneumonia‏

Cuidado que essa gripe pode virar uma pneumonia! Todo mundo, muitas vezes brincando, diz essa frase a quem está com sintomas de gripe. Mas será que a população está atenta ao fato de que a pneumonia é mesmo o agravamento dos sintomas de uma gripe? Neste domingo, a presidente Dilma Roussef foi diagnosticada com Pneumonia, o que fez reacender as preocupações com a doença. Saiba mais informações sobre o assunto com a pneumologista Clene Magalhães, médica do Hospital Esperança, no Recife (PE).
 
Clene Magalhães explica que, a grosso modo, a pneumonia pode ser definida como a infecção dos tecidos pulmonares e dos alvéolos. Quanto mais alvéolos acometidos, mais grave é a situação. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas e é, sim, uma das complicações da gripe, seja ela de que tipo for.
 
Perto de completar 65 anos, Dilma Roussef faz parte do grupo de risco para a pneumonia (vide quadro abaixo). Ela passou a semana indisposta e, por isso, resolveu antecipar uns exames de rotina que faria na semana que vem. Dilma sentiu-se mal, foi a um hospital em São Paulo, onde foi diagnosticada a doença, em uma forma leve. Amanhã ela poderá trabalhar normalmente, mas deverá tomar alguns medicamentos, especialmente antibiótico. Clene alerta: é importante lembrar que a doença não tem qualquer relação com a vacina contra a gripe, que a presidente tomou na semana passada.
 
Os sintomas clássicos da pneumonia são: tosse com catarro, febre alta, falta de ar, dor no peito (especialmente ao respirar fundo), náuseas, vômito e dores no corpo. Alguns pacientes também podem apresentar tosse ou vômito com a presença de sangue. O diagnóstico pode ser feito através de exame clínico, além de Raio-X.
 
GRUPOS MAIS SUSCETÍVEIS À PNEUMONIA
 
- Indivíduos com idade maior que 65 anos
- Fumantes
- Portadores de doenças imunossupressoras ( HIV, transplante, câncer ...)
- Pacientes de DPOC (bronquite crônica e enfisema pulmonar)
- Usuários de drogas
- Doentes acamados
- Doentes com redução do nível de consciência
- Pacientes com hospitalizações prolongadas
- Doentes em ventilação mecânica
- Doentes com outra doença pulmonar prévia
 
 
Mas é gripe ou resfriado?
 
Em virtude da semelhança dos sintomas, nem todos sabem identificar quando estão gripados ou com um resfriado pesado e, então, proceder o tratamento correto. Em primeiro lugar, são doenças diferentes e causadas por vírus diferentes. Clene Magalhães explica que os asmáticos e alérgicos podem sofrer mais e as semelhanças nos sintomas confundem todos os paciente. O resfriado é mais simples: apesar de poder causar uma grande prostração, os sintomas não passam de rinite, congestão nasal, tosse, espirros e ocasionalmente dores de garganta. Além disso, ele dura de três a sete dias. Já a gripe possui os mesmos sintomas, mas muito mais agravados e normalmente apresenta febre alta, que raramente ocorre nos resfriados. O paciente pode passar até duas semanas gripado.
 
Clene alerta: gripe é doença grave, causa milhares de mortes em todo o mundo e as pessoas daquele grupo de risco citado acima estão mais vulneráveis.
 
 
Como evitar
 
Alguns indivíduos são mais resistentes que outros às gripes e resfriados. Outros, como é o caso dos idosos, estão mais suscetíveis. Uma alimentação equilibrada vale para a prevenção de várias doenças, inclusive a gripe e o resfriado. Confira algumas dicas:
 
1 – Evitar locais fechados ou ambientes com aglomeração
2 – Lavar as mãos frequentemente para evitar a infecção com o vírus.
3 – No caso da gripe, tomar a vacina antigripe, lembrando que há vários tipos de vírus da gripe e que a vacina apenas diminui os riscos de contaminação.
4 – Se possível, evitar mudanças bruscas de temperatura.
5 – As mães devem evitar levar crianças gripadas para a escola, evitando a propagação do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário