terça-feira, 29 de março de 2011

EFEITO ESTUFA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

*Jucélio Lindenberg 

A Campanha da Fraternidade que tem como tema: “Fraternidade e a vida no Planeta” e como 
lema: A Criação geme em dores de Parto”; chegou num momento muito importante na qual se encontra a atual sociedade. Justamente encontra-se em dores de parto, são dores que trazem sofrimento: poluição do ar e das águas; a devastação de nossas florestas; desertificação do solo; o desaparecimento de diversas espécies da fauna e flora; o aquecimento global através da emissão de gases de efeito estufa; as secas e inundações irregulares; o derretimento das geleiras e com isso o aumento do nível dos oceanos; tem causado dores de parto ao nosso planeta bem como o detrimento da qualidade de vida em todas as suas formas, da biodiversidade planetária.
A campanha da Fraternidade tem como objetivo chamar atenção para o que está ocorrendo com a nossa civilização humana, a nossa mãe terra. Vivemos numa sociedade marcada pelo consumismo exarcebado, compulsão de lucro, e isso leva a uma outra compulsão predatória: o desejo de estar na “moda” que gera consumismo, do mundo dos espetáculos, e das coisas efêmeras imediatistas e “prazerosas”; esse mecanismo de produção, mercantilização e consumo nos leva a um único caminho: um desejo alucinado por consumir. E um único resultado: desertificação do solo, emissão de gases, devastação da floresta; frutos da ação do homem e que mata a cada dia o nosso planeta, e para finalizar uma frase: “SOMOS FRUTOS DE NOSSAS ESCOLHAS”; se escolhemos bem viveremos bem, mas se escolhemos mal, como poderemos viver bem? Pense nisso.


*É Radialista (4.285DRT/PB) atua na Rádio Caturité. É formado em Filosofia pelo CEFT (Centro de Filosofia e Teologia de campina Grande).

Nenhum comentário:

Postar um comentário