segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BANDIDOS EXPLODEM AGÊNCIA DO BRADESCO EM SANTA CECÍLIA

A última semana do ano de 2010 contabiliza mais uma explosão em agência bancária na Paraíba. Esta é a 26ª ocorrência do tipo. O novo caso foi registrado na madrugada desta segunda-feira (27) no município de Santa Cecília, localizada próximo a Umbuzeiro, no Agreste paraibano, na divisa com o estado de Pernambuco.

O caso foi comunicado às 2h27 Central de Operações da Polícia Militar (Copom), em Campina Grande. De acordo com as informações enviadas pelo destacamento de Santa Cecília, cinco homens armados chegaram à cidade numa caminhonete de cor prata e instalaram explosivos na agência do banco Bradesco. Em seguida, eles detonaram um caixa eletrônico e fugiram.

A Polícia Militar enviou equipes do Pelotão de Choque para a cidade e as regiões vizinhas para fazer diligências em busca dos acusados. A primeira suspeita é de que uma caminhonete com as mesmas características e que foi roubada no domingo (26) à tarde em Campina Grande tenha sido usada pelos bandidos para chegar até Santa Cecília.

Ainda segundo a Copom, cinco homens dentro de um Fiat Uno roubaram uma caminhonete Mitsubishi L200 de um empresário que mora no bairro do Velame.

Em Santa Cecília, a Polícia Militar solicitou a presença de um delegado de Polícia Civil na agência atacada, para que as investigações sejam iniciadas.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ELEIÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE RIACHO DE STº ANTÔNIO

A Câmara Municipal de Riacho de Santo Antônio realizou na noite dessa Quinta (23) a eleição da nova mesa para o biênio 2011/2012. O Presidente Gilson Lima foi reeleito . Veja como ficou a nova composição:
  Presidente - Gilson Gonsalves de Lima, Vice - Benailson Ferreira da Silva, 1ª Sec. Josefa Francisca da Silva, 2ª Sec. Severina Alves Bezerra da Silva. Os vereadores Júnior, Naldo, Iremar e a vereadora Finha não compareceram à sessão, provocando vários comentários no plenário. Pelo visto a casa está bem dividida.


Carlinhos Cruz

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ASSALTO EM ALCANTIL

A agência dos correios de Alcantil mais uma vez é alvo de bandidos. Desta vez, quatro homens em duas motos ao perceberem que a agencia estava sendo aberta pelo funcionário, se aproximaram e enquanto dois ficaram nas motos aguardando, outros dois entraram e renderam o funcionário, levando uma quantia em dinheiro que ainda não foi revelada. Tudo aconteceu por volta das 08:25h da manhã desta quinta-feira (23), Os bandidos seguiram com destino a cidade de Santa Cecília, a população está em pânico por se tratar de uma cidade pequena e com pouco policiamento, já que a onda de assaltos tem tomado todo o Estado da Paraíba.


Carlinhos Cruz

Acidente na BR-104 deixa vítima carbonizada


 

 Foto: Reprodução/TV-PB

Uma colisão envolvendo uma carreta e um carro provocou a morte de uma pessoa no município de Alcantil, na tarde desta quarta-feira (22).

Conforme o Corpo de Bombeiros, os veículos trafegavam pelo km 194 da BR-104 no momento da colisão. A pessoa que viajava no banco do passageiro do carro teve o seu corpo carbonizado.

Já o motorista do Astra, Alessandro Lima dos Santos, 20 anos, sofreu uma pancada na cabeça e foi socorrido por uma ambulância de Pernambuco para um dos hospitais de Campina Grande. Apesar da gravidade do acidente, ele passa bem.

- Eu tentei fazer de tudo para desviar para o acostamento, mas ele saiu da pista e me pegou – detalhou o motorista da carreta, Flávio dos Santos, em entrevista à TV Paraíba.


  Foto: Reprodução/TV-PB

De acordo a Polícia Rodoviária Federal, houve imprudência do motorista do carro.

- Tudo leva a crer que foi por conta de uma ultrapassagem indevida. Pelo local da colisão e pela posição que os veículos ficaram, a conclusão inicial que a gente chega é que foi imprudência do condutor do Astra – observou o inspetor da PRF, Fábio Bezerra.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dunga Júnior é considerado o 4º deputado mais produtivo da Assembleia em 2010

 


Ao longo do ano Dunga Júnior apresentou 145 matérias para apreciação dos colegas deputados na AL

O deputado licenciado Dunga Júnior (PTB) foi considerado o 4º parlamentar mais produtivo da Assembleia durante o ano de 2010, mesmo tendo passado quatro meses exercendo a função de Secretário de Articulação Política de João Pessoa. De acordo com dados da Secretaria Legislativa da Casa, ao longo do ano Dunga Júnior apresentou 145 matérias para apreciação dos colegas deputados na Assembleia.
Dunga Júnior se disse feliz com o resultado deste ano, que segundo ele, confirma o desempenho obtido nos primeiros anos desta legislatura. Segundo ele, está entre os deputados mais produtivos da Paraíba é uma honra, e sem dúvida, fruto de muito trabalho. “Isso mostra a responsabilidade como sempre tratamos o eleitorado e a Paraíba, fico muito feliz por me destacar dentro do processo legislativo”, observou.
Dunga Júnior disse ainda que muitas vezes os parlamentares mais produtivos não conseguem obter a reeleição. Segundo ele, isso se deve ao fato de parte da população não compreender qual é a verdadeira função do deputado no parlamento.
“A maioria da população acha que deputado é um executor, quando na verdade é um legislador, tem que produzir leis e projetos que tragam benefícios para a sociedade, como um todo”, afirmou.
Ao fazer um balanço do ano, o deputado disse que o saldo é extremamente positivo.
“Gostaria de agradecer a todos que colaboraram durante os quatro anos do nosso mandato, em especial ao povo da Paraíba e a imprensa pelo trabalho realizado”, concluiu.

Governador diplomado anuncia mais nomes de sua equipe

O governador Ricardo Coutinho (PSB) comunicou no começo da tarde desta quarta-feira mais nomes de sua equipe, através da internet.

Nonato Bandeira, jornalista, será o secretário de Comunicação do Estado.

Na chefia do Gabinete Civil, Walter Aguiar (PT).

A Secretaria de Estado das Mulher e Diversidade Humana será a deputada Iraê Lucena.

A Defensoria Pública será comandada por Otávio Gomes de Araújo.

O professor Lúcio Flávio Vasconcelos será o secretário executivo do Gabinete Civil.

José Lacerda Neto (DEM), ex-vice-governador, vai atuar na coordenação de Articulação Política.

A Secretaria de Cultura (a ser criada) será dirigida pelo cantor e compositor Chico César.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Estado enfrenta dificuldades para garantir salário, diz Maranhão

21/12/2010 09:30
Leia mais
Maranhão diz que Trauma de CG não funcionará de imediato
Assista à segunda parte da entrevista com José Maranhão no Bom Dia PB
Karoline Zilah
A exatamente dez dias para o fim de seu mandato, o governador José Maranhão (PMDB) admitiu os problemas que o Estado enfrenta para garantir o pagamento dos salários do mês de dezembro ao funcionalismo público. Em entrevista nesta terça-feira (21) ao Bom Dia Paraíba, das TVs Cabo Branco e Paraíba, ele comentou que a previsão é de que depósito seja feito no último dia do ano.
Assista ao lado à primeira parte da entrevista

“Estamos com muitas dificuldades tendo em vista as perdas do Fundo de Participação dos Estados”, comentou. Segundo ele, o Estado deixou de receber cerca de R$ 1,4 milhão de fevereiro de 2009 a outubro de 2010. “É um valor muito alto que afeta de modo geral as finanças do Estado e gera dificuldades com relação aos pagamentos”, explicou o governador.
Derrota nas eleições
Sobre os rumores de que supostas traições de aliados teriam impulsionado sua derrota nas eleições, José Maranhão disse que prefere não atribuir a elas o resultado das urnas. “É pouco provável que nós tenhamos provas concretas para configurar traições. Houve falta de trabalho, omissões, mas traições mesmo são poucas as que eu poderia catalogar aqui, e não seriam elas as responsáveis pelo resultado da eleição”, comentou.
Além disso, o governador explicou que não vai deixar a política, e que recebeu convites para dar continuidade à sua carreira na vida pública assumindo a direção do PMDB na Paraíba.
“Confesso que nasci político e vou continuar político, mas nunca atrás de qualquer tipo de mordomia ou cargos. Nem o regime autoritário de 64, quando me cassou o mandato, conseguiu me tirar da política. Por que agora eu deixaria a política?”, encerrou Maranhão.
Inauguração do Trauma de CG
O governador também falou sobre a inauguração do Hospital de Trauma de Campina Grande, que está prevista para acontecer na tarde desta terça-feira (21). Conforme o governador já havia adiantado em visita anterior, apesar de ser inaugurada, a unidade só funcionará dentro de 30 ou 45 dias. Esta seria a previsão da Secretaria Estadual de Saúde.
O prazo seria necessário para o treinamento dos funcionários, desde os médicos, enfermeiros e técnicos para usar os novos equipamentos até os servidores do setor administrativo. “Para que ele esteja realmente funcionando em condições de prestar boa assistência, vai ter um treinamento de aproximadamente 30 a 40 dias”, complementou.
Maranhão disse ter pedido uma autorização do Ministério Público durante o período eleitoral para contratar mais servidores para o Hospital de Trauma, e garantiu que os atos de nomeações devem ser publicados no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Falta de medicamentos em Campina Grande
Quando questionado sobre a falta de insumos básicos, como soros, antibióticos e analgésicos, em unidades hospitalares do Estado em Campina Grande, Maranhão reclamou da descontinuidade de pagamentos que o Governo Federal deveria fazer ao Estado.
Segundo ele, alguns repasses estariam atrasados há três meses. A União não teria transferido sua parte de recursos dos Sistema Único de Saúde (SUS) para a aquisição de medicamentos e manutenção de outros serviços que são prestados no setor público da Paraíba e de outros Estados.
O governador comentou que esteve na semana passada em Brasília com representantes de outros Estados pequenos. O Governo Federal teria se comprometido em repassar as importâncias até o fim do ano.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Governador Ricardo anuncia nesta segunda, pelo twitter novos nomes para compor o seu secretariado

A exemplo do que fez quando anunciou os nomes da área de Segurança Pública pelo Twitter,  o governador Ricardo Coutinho,  divulga às 13 horas desta segunda-feira, os responsáveis pelas áreas sociais do nosso governo, como Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano.
Até o dia 25 o governador Ricardo deve divulgar os nomes de todos os seus auxiliares do primeiro escalão.
Em seguida, às 15 horas, no Canal 40, o governador eleito Ricardo Coutinho faz apresentação dos secretários de Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano à imprensa paraibana
O que não falta são especulações sobre os nomes que serão divulgados hoje, como por exemplo, o do professor Lúcio Flávio, para a Secretaria de Educação. Na Secretaria de Desenvolvimento, não se sabe o nome, mas deve ser um candidato indicado pelo deputado federal Luiz Couto.
Na bolsa de apostas, o nome do deputado Domiciano Cabral aparece como forte candidato para ocupar a Secretaria de Esporte e Lazer.
Em se confirmando, o primeiro suplente da coligação DEM/PSDB, Francisco Quintans, assumirá como titular na Assembleia Legislativa.

sábado, 18 de dezembro de 2010

REVIRAVOLTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCANTIL

Elemento Surpresa - Enquanto todos aguardavam o desfecho final da disputa entre o vereador da situação Inácio Capibaribe e o vereador da oposição Zé do Doce para a condução da Casa José Silvino para o 2º biênio, surge o " elemento surpresa"; o vereador da situação, Acácio Barbosa ( PT), uniu-se à bancada de oposição que segue a orientação do Dep. Dunga Júnior (PTB), e apresentou sua chapa vencendo praticamente por unanimidade. Apenas a vereadora Arlete Barbosa (PMDB) se absteve alegando ser fiel às orientações do atual prefeito Milton Rodrigues (PMDB). Detalhe: No fim de tudo, até o candidato Inácio capibaribe, votou em Acácio Barbosa. Mais uma vez, a bancada de oposição decide o rumo da Câmara Municipal.
A equipe de Rádio Asa Branca entrou em contato com o Presidente eleito Acácio Barbosa para agendar uma participação no programa 'Sábado em Revista' que é apresentado aos Sábados pelos radialistas Edil Francis e Araújo Neto. Aguardem!

 Carlinhos Cruz

Homenagem a Luiz Gonzaga no Dia Nacional do Forró



Imagem de divulgação.
Cantor e compositor é personagem do livro “O Rei e o baião”, que será lançado dia 13 de dezembro em Recife.
Na noite do dia 13 de dezembro, segunda-feira, data em que se comemora o Dia Nacional do Forró e o nascimento de Luiz Gonzaga, a cidade de Recife será palco do lançamento do livro O Rei e o baião, de Bené Fonteles. A data marca a abertura da Exposição Viva Luiz! que culminará, no dia 29 de dezembro, com o lançamento oficial das obras do Cais do Sertão Luiz Gonzaga.
“O lançamento do livro é o início da mobilização e da comemoração do grande passo que o Ministério da Cultura está dando de criar um centro de referência em torno de um dos maiores músicos e uma das maiores referências da música popular brasileira, certamente entre os três maiores compositores e cantores do Brasil: Luiz Gonzaga”, afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira.
A exposição se estende até 12 de janeiro, e fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, na Torre Malakoff, em Recife, sob a organização e curadoria de Bené Fonteles.
Durante a abertura do evento, o público pernambucano poderá assistir ao recital de Nonato Luiz e Cláudio Almeida, a partir das 19h. Na mesma noite, ocorrerá também, a abertura da mostra “O imaginário do rei” com os artistas Arievaldo Viana, Ciça Fittipaldi, Cícero Santana, Demóstenes F., Din, Dona Benícia Pereira, Elias Santos, Francisco de Almeida, Francorli & Carmem, Frank Castro, Gustavo Moura, João Pedro do Juazeiro, José Lourenço, Liara Leite e Seu Espedito Seleiro. A mostra traz xilogravuras, fotografias, pinturas, esculturas, que destacam a história do sertão nordestino e de Luiz Gonzaga.
O livro O Rei e o baião é uma referência para a compreensão da cultura sertaneja e da herança comportamental e artística de um dos maiores intérpretes e compositores da Música Popular Brasileira. A obra de Bené reúne ensaístas textuais e visuais, compondo uma edição rica em iconografia e resenhas sobre muito do que já foi realizado acerca da grande arte de Luiz Gonzaga, conhecido como Mestre Lua. “A minha expectativa é que a obra de Luiz Gonzaga seja mais divulgada e que possamos rediscutir e redimensionar a memória que temos dele”, revelou Bené Fonteles, autor do livro O Rei e o baião.
Com a exposição, será celebrado o legado de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, à cultura brasileira e nordestina, proporcionando uma outra dimensão e leitura da iconografia reunida no livro, tornando mais invisível a fronteira entre a poesia e a pesquisa que marcam o conjunto das obras envolvidas.
Museu Luiz Gonzaga
O Museu Luiz Gonzaga será o primeiro museu nacional hi-tech de alto porte em Pernambuco e destacará a importância deste ícone do sertão nordestino para a cultura e o imaginário brasileiro. O lançamento oficial do museu ocorrerá no dia 29 de dezembro, com o show do sanfoneiro e compositor Dominguinhos, Targino Gondim e outros cinco sanfoneiros. Os sanfoneiros se apresentarão, no Marco Zero, a partir das 19h, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Cultura, Juca Ferreira.
O museu será um equipamento cultural que busca valorizar e revitalizar a história da capital pernambucana. “Luiz Gonzaga reinventou o Nordeste e tirou a região do ostracismo que se encontrava. Ele reinventou e redimensionou a cultura brasileira”, explica Bené.
O memorial, em fase de construção, é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, Governo do Estado de Pernambuco e do Porto de Recife e representa um investimento de R$ 26 milhões, sendo R$ 21 milhões investidos pelo governo federal.
Fonte: Ascom/MinC

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dilma e Temer são diplomados presidente e vice pelo TSE

Terra
 
Começou, por volta das 16h20 desta sexta-feira, a cerimônia de diplomação da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), e de seu vice, Michel Temer (PMDB), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A sessão solene foi aberta pelo presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, e tem duração prevista de uma hora.

A cerimônia era acompanhada por aproximadamente 250 convidados, entre autoridades, familiares e amigos. Destes, apenas 100 ocupam o Plenário, devido à limitação do espaço. Entre as autoridades presentes estavam os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluso.

Dilma e Temer foram muito aplaudidos ao entrarem no Plenário do TSE. Em seguida, os presentes ouviram a execução do Hino Nacional. Pouco depois, Lewandowski leu o teor dos diplomas entregues a Dilma e Temer, que atestam a vitória nas urnas e os tornam aptos a serem empossados no cargo que conquistaram. A posse será no dia 1º de janeiro de 2011, no Congresso Nacional.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Com mais verba para segurança, PB ainda é o 6º que menos investe

Da Redação
Com Folha de São Paulo

A Paraíba ficou na 21ª colocação em investimento em Segurança Pública em 2009 entre os Estados da Federação, segundo uma pesquisa da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em seu relatório anual apresentado esta semana em São Paulo. O Brasil gastou R$ 45,6 bilhões com segurança pública no ano passado, um crescimento de 15% em relação aos investimentos feitos em 2008.
De acordo com as informações da pesquisa, com R$ 562.554.659,07 de recursos aplicados em 2009, a Paraíba ficou à frente apenas de Sergipe, Tocantins, Acre, Piauí, Amapá, Distrito Federal e Roraima. Em relação ao ano de 2008, quando a Paraíba investiu R$ 480.847.086,97, houve um crescimento de 16,99%, mesmo assim a Paraíba caiu uma posição em relação ao ano anterior, quando ficou em 20º, a frente também de Santa Catarina.
Além dos gastos, no Anuário 2010 foram compiladas informações sobre ocorrências criminais, efetivos policiais, presos provisórios, e a atuação dos Estados e municípios na segurança pública. De acordo com o levantamento, as despesas do governo federal na área cresceram 22% na mesma comparação. Foram R$ 5,9 bilhões em 2008 e R$ 7,2 bilhões em 2009.
Pelos cálculos da ONG, as despesas efetuadas na função segurança pública pela União, Estados e municípios dobraram desde 2003: saltaram de cerca de R$ 22,5 bilhões para os R$ 45,6 bilhões em 2009.
De acordo com o Anuário, somente o gasto da União cresceu 202% a partir de 2003, enquanto as despesas de Estados e do Distrito Federal, no mesmo período, aumentaram 96%. Também foi notado um aumento por parte dos municípios, que declararam um gasto de cerca de R$ 2 bilhões em 2009, o que corresponde a um aumento de 168% na comparação com 2003. A inflação medida pelo IPCA entre 2003 e 2009 ficou em torno dos 40%.
As estatísticas do relatório foram obtidas a partir do levantamento e cruzamento de dados coletados em órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretarias de Segurança dos Estados, no SUS (Sistema Único de Saúde), na Secretaria do Tesouro Nacional, entre outros.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Equipe de transição de Ricardo Coutinho revela dívida de R$ 125 milhões na saúde da Paraíba


REUNIAO-EQUIPE2_20101124_120758Uma dívida de R$ de 125 milhões em empenhos feitos pela Secretaria de Saúde do Estado está preocupando a equipe de transição do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) que deve entregar o relatório final dos dados coletados sobre a situação do Executivo Estadual nesta sexta-feira (17).
De acordo com Gustavo Nogueira, um dos integrantes da comissão de transição, “a atual condição da administração do estado é preocupante. Somente na saúde existem R$ 125 milhões empenhados e que não foram liquidados”.
Gustavo Nogueira informou, ainda, que o diagnóstico completo da situação do Executivo só poderá ser conhecido a partir da elaboração do relatório final feito pela equipe. “Esse diagnóstico geral só deve ser tido com o relatório final que deve ser entregue ao governador Ricardo Coutinho na sexta-feira”, disse.
Inicialmente a previsão para a entregue desse relatório era a quarta-feira (15). No entanto, conforme explicou Nogueira, o atraso na entrega dos dados por parte da Secretaria de Recursos Hídricos impediu que o prazo fosse cumprido. “Amanhã (quarta-feira) nós estaremos nos reunindo com o secretário Francisco Sarmento para receber esses dados e repassar ao governador”, completou.
A partir da entrega desse relatório o governador eleito deve indicar novos nomes para compor seu secretariado. Nesta terça-feira foram divulgados os principais integrantes da equipe que fará a segurança no estado.
PolíticaPB

Governo e equipe de transição se encontram pela segunda vez


O Governo do Estado e a comissão de transição do governo eleito Ricardo Coutinho (PSB) voltam a se reunir nesta quarta-feira (15), às 15h, na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, em João Pessoa. O objetivo é o mesmo das outras reuniões: repasse de informações sobre ações e projetos desenvolvidos pela secretaria.
Segundo o secretário da pasta, Francisco Jácome Sarmento, “a ideia é informar sobre a situação geral das nossas ações, sobre as demandas e sobre as providências mais imediatas a serem tomadas pelo novo governo na área de meio ambiente”, declarou.
O primeiro encontro entre governo e transição aconteceu no dia 24 de novembro, cerca de vinte dias depois do resultado das eleições. Como primeiro passo, a reunião foi bem avaliada pelos representantes dos dois grupos. Na época, a principal preocupação era com a situação financeira e fiscal da Paraíba.
  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mais de 100 crianças foram vítimas do naturista acusado de pedofilia

Da Redação
Com informações de Valéria Sinésio

Mais de 100 crianças e adolescentes foram fotografados nus pelo naturista Nelci Rones Pereira de Sousa, preso nesta terça-feira (14) acusado de pedofilia no Litoral Sul da Paraíba. Testemunhas informaram ainda que Nelci chegava a apalpar os menores.
As informações foram divulgadas à imprensa nesta terça pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. As fotografias eram comercializadas pelo acusado através da internet em sites internacionais.
Octávio Paulo Neto, coordenador da Gaeco, disse que em muitos casos os pais eram coniventes e ainda recebiam uma certa quantia para que os filhos fossem fotografados por Nelci Rones. Segundo o coordenador, as fotos foram tiradas na praia de Tambaba e também na casa do naturista.
Há cinco meses Nelci Rones estava sendo investigado e durante uma operação conjunta foram apreendidas mais de 500 retratos de mulheres, crianças e adolescentes nus. As idades dos menores variam entre dois e 16 anos.
O Ministério Público informou ainda que até o momento não foi confirmado o crime de abuso sexual contra os menores de idade, mas as investigações continuam.

Ricardo promete anúncio de secretário de segurança pelo Twitter

O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) prometeu na tarde desta segunda-feira (13), através do microblog Twitter, anunciar nesta terça-feira, às 13h, os nomes de sua equipe da Secretaria de Segurança do Estado.
Segundo ele, o anúncio será feito pela Internet em primeira mão, já que ele pretende informar à imprensa oficialmente somente às 15h.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Censo faz com que PB ganhe mais 156 vereadores a partir de 2012

O número de vagas nas câmaras municipais, a partir das eleições de 2012, será definido com base no censo deste ano do IBGE, que balizará a Emenda Constitucional 58, oriunda da PEC dos Vereadores. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios projeta o aumento de 156 vereadores na Paraíba. Hoje, o Estado conta com 2.035 parlamentares em 223 Câmaras. Este número vai pular para 2.191 na próxima legislatura.
Com 723 mil habitantes, João Pessoa, por exemplo, que hoje tem 21 vereadores, ganhar o reforço de mais seis. A mesa diretora, tendo à frente o presidente Durval Ferreira (PP), vai elaborar um projeto de resolução, fixando o número de parlamentares na “Casa Napoleão Laureano” para 27.
Em Campina Grande, cuja a população ultrapassa os 385 mil habitantes, de acordo com o censo 2010, o número de vereadores vai saltar de 16 para 23, a partir de 2012. O presidente Nelson Gomes Filho (PRP), explica que não haverá aumento de gastos na “Casa de Félix Araújo”. “Pelo contrário, a Emenda 58 diminuiu o Orçamento da Câmara de 6% para 5% das receitas correntes da Prefeitura. Desde o início deste ano, duodécimo foi reduzido conforme a emenda”, justifica Nelson.
Já em Santa Rita, a população ultrapassou os 120 mil e ganhará oito vereadores. As vagas no Legislativo sobem de 11 para 19, em 2012. Em Bayeux, haverá o acréscimo de sete vagas na Câmara, pulando de 10 para 17. Por sua vez, o Legislativo de Cabedelo passa de 10 parlamentares para 15.
Em Mamanguape, o Parlamento Mirim vai aumentar de 9 para 13 o número de cadeiras, enquanto Guarabira ganhará mais cinco vereadores, pulando de 10 para 15.  Na Câmara de Esperança, as vagas no Legislativo pulam de 9 para 13 e, em Monteiro, sobem de 9 para 13.
nononoonoon
Patos ultrapassou os 100 mil habitantes, segundo o censo 2010. Sendo assim, a Câmara vai passar de 11 para 17 vereadores, um incremento de seis parlamentares, a partir da próxima legislatura. Na Câmara Municipal de Sousa, mais cinco cadeiras serão criadas.
Atualmente, o Legislativo tem 10 vereadores e subirá para 15. Em São Bento, o número de parlamentares passará de 9 para 13 e, em Piancó, de 9 para 11. Nas demais cidades onde houve o aumento significativo da população, o aumento do número de vereadores é de dois a quatro vagas.
Fonte: Jornal da Paraía.

domingo, 12 de dezembro de 2010

O Natal mais democrático, caro - e endividado - da história

O Natal mais democrático, caro - e endividado - da história

Pela primeira vez, brasileiros de diferentes faixas de renda podem comprar produtos similares nas lojas. Mas até que ponto essa conquista é sustentável?

Ana Clara Costa
O aposentado Vicente Nunes, de 74 anos, tem uma renda mensal de 1.200 reais e acaba de se presentear neste Natal com uma TV de LED de 32 polegadas que custa 2.700 reais. O chefe de pizzaria Evanildo Damaceno de Souza, de 27 anos, utilizou parte de seu salário de 4.000 reais para comprar um refrigerador de 2.100 reais. Já a bacharel em Direito Andrea de Faria, de 23 anos, não trabalha e pertence a uma família de classe média alta, com renda superior a 10.000 reais. Entre suas compras de fim de ano está o iPad, o desejado tablet da Apple, que lhe custou 2.336 reais à vista. Se, na prática, os três têm pouco em comum, seu padrão consumo não deixa de ter ligação. Em um Brasil de crédito abundante, salários em ascensão e maior estabilidade no emprego, consumidores se entregam a extravagâncias. Muitos entrarão em 2011 às voltas com dívidas que talvez não possam administrar.
Saiba o que alguns brasileiros estão consumindo neste Natal

Um estudo do Provar sobre intenções de compra de brasileiros das classes A, B, C e D no Natal traz números reveladores. Em todas as faixas de renda, o desejo de adquirir aparelhos celulares, sobretudo smartphones, é igual – próxima a 10%. Em relação aos eletroeletrônicos, cerca de 13% dos entrevistados da classe D declararam interesse em obter tais produtos neste final de ano. Nos segmentos B e C, essa proporção era de, respectivamente, 17% e 10%. “As pessoas estão fazendo o possível para comprar lançamentos de eletroeletrônicos, parcelando tudo no cartão de crédito. Poucos produtos, como a TV 3D, por exemplo, ainda não são acessíveis às classes C e D”, afirma Ana Caroline Fernandes, coordenadora do Grupo de Prevenção de Perdas do Provar, o Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA).
A ascensão da classe C – segmento que, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), compreende os indivíduos com renda entre 1.200 e 4.800 reais – ao mundo do consumo já não é propriamente uma novidade. São 30 milhões de brasileiros que, nos últimos anos, saíram da pobreza e agora podem comprar bens e serviços além da subsistência. Ao crescimento da renda, contudo, cresce também o grau de endividamento da população - e dessa parcela, em especial. Segundo dados do Índice de Expectativas das Famílias (IEF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o valor médio da dívida das famílias aumentou 11% em novembro sobre o mês anterior, passando a 4.680 reais.
Vicente Nunes, que comprometeu mais do que o dobro de sua renda mensal com a TV de LED, é exemplo disso. Ele parcelou o produto em três pagamentos de 900 reais, dos quais pagará apenas metade. “Meu filho irá quitar o restante. Preciso economizar para reformar a casa”, afirma o aposentado. Ainda que pague parcelas de 450 reais, compromete nada menos que 37% de seu orçamento só com a TV.
Crédito farto – Recorrer ao crédito para realizar os desejos de consumo não é algo recriminável. Ao contrário. Brasileiros sempre precisaram, em sua maioria, financiar imóveis, automóveis e outros produtos de alto valor. Para bens mais baratos, o cheque pré-datado reinava antes do surgimento do cartão de crédito. “O problema é que, agora, muitos brasileiros somam o crédito à sua renda real. E só se consideram endividados quanto o salário não é suficiente para pagar as parcelas”, afirma Keyler Carvalho, professor de finanças da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
A busca por crédito cresceu 6,2% e bateu novo recorde em novembro, segundo a Serasa Experian. Entre os consumidores com remuneração próxima a 500 reais, a expansão foi ainda maior: 8,6% em relação a outubro. Foi justamente o crédito que moveu o chefe de pizzaria Evanildo Damaceno de Souza a comprometer parte de seu orçamento para pagar o refrigerador de duas portas. Com salário de 4.000 reais, ele dividiu a compra em seis parcelas de 350 reais e afirma que, apesar do presentão, está gastando menos neste Natal. “Meu bolso está mais fechado”, garante.
Perspectiva de mudança – O próximo ano, contudo, pode trazer mudanças importantes. As medidas anunciadas em dezembro pelo Banco Central com o objetivo de desestimular o mercado de crédito e o consumo, na esperança de reduzir a inflação – que acumula alta de 5,25% no ano – poderão frear momentaneamente a vontade (e a possibilidade) de comprar dos brasileiros. O aumento do valor do pagamento mínimo do cartão de crédito de 10% para 15% do total da fatura também vai nessa direção.
Entretanto, o perfil de consumo nem sempre consciente e a pouca disposição para poupança parecem, de fato, ter sido instaurado na cultura da classe ascendente. “É preciso educação financeira; coisa que o brasileiro não tem. Enquanto ele não tiver essa consciência do que é a renda e o que é o crédito, continuará vivendo para pagar juros e não irá poupar”, afirma Carvalho.